terça-feira, 28 de outubro de 2008

Catavento Indica: Quasar cia de dança

Que tal um pouco de "Quasar"? A companhia que já tem 20 anos de estrada tem se apresentado em SP e segue, no meio de novembro, para a Alemanha. Conheça mais um pouco da Quasar e confira mais detalhes dessa sua temporada no site http://www.quasarciadedanca.com.br/ .


O trecho abaixo é do trabalho incrível da companhia entitulado "'Só tinha de ser com você". E é com esse espetáculo que o grupo está circulando nessa temporada. Sugestão nossa pra conhecer mais coisa boa e ter um momento especial, em meio à correria louca do dia:


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pra você ler


Uma oportunidade muito bacana que tive foi a de publicar o livro "Dança: o que estamos dançando? Por uma nova dança na igreja". O livro tem como objetivo promover uma ampliação do conhecimento em Dança, propondo uma reflexão sobre a produção nessa área artística e novas possibilidades de criação e trabalhos. O livro foi escrito e publicado antes do "catavento", mas tem tudo a ver com a proposta do grupo. Então, se você quiser saber um pouquinho mais sobre algumas idéias nossas, vale a pena adquirir o livro que se encontra disponível em várias livrarias (que trabalham com materiais cristãos ou não) e também no site da editora (http://www.hagnos.com.br/).

sábado, 18 de outubro de 2008

Catavento Indica: Som do Céu

Realizado há quase 25 anos no Acampamento MPC em Belo Horizonte, o Som do Céu tem marcado a história da música cristã no Brasil. Com a participação de, em média, 500 pessoas, esse encontro é reconhecido não só por músicos e artistas de qualidade, mas também pelo ambiente distinto caracterizado também pela lona de circo onde são realizados os shows.

Grandes nomes da música cristã já marcaram presença no Som do Céu: Janires, Rebanhão, Banda Azul, Quarteto Vida, Vencedores por Cristo, João Alexandre, Jorge Camargo, Nelson Bomilcar, Guilherme Kerr, Gerson Ortega, Expresso Luz, Carlinhos Veiga e banda, entre outros. Nos últimos anos, músicos também importantes surgiram e têm participado do evento como Cia de Jesus, Baixo e Voz, Banda MPC, Sal da Terra, Banda de Boca, Céu na Boca, Disco Praise, Crombie, entre outros.

O Som do Céu se caracteriza ainda por ser um lugar onde novos trabalhos são apresentados e a troca de idéias e informações é contínua. No encontro também há espaço para outras manifestações artísticas, além da música. Durante todos esses anos, já estiveram no Som do Céu mostras de dança e de teatro, além de exposições fotográficas.

Em 2009 o evento comemora seus 25 anos de existência. Será um momento memorável e imperdível! E o "Catavento" terá a honra de participar desse Som do Céu, inaugurando "oficialmente"seu trabalho.

É por isso tudo e muito mais que a gente indica o Som do Céu! Nos vemos lá?



Catavento Indica: FID


Desde a sua primeira edição, tenho tentado participar anualmente do FID (criado pela Atômica Artes), nem que seja assistindo a apenas um espetáculo. Em 1996, a chegada do FID contou com a presença de companhias internacionais que marcaram a cidade. Daí pra frente, o fórum (nas primeiras edições com o nome de “Festival Internacional de Dança”) não parou. Cada vez ganhando mais força e ampliando suas possibilidades, o FID sempre traz novidades e projetos diferenciados.

Tive a oportunidade de participar integralmente do FID 2001 – uma edição que marcou a história do fórum, com a duração de quase um ano e diversas frentes e programas: oficinas de dança ministradas pelas companhias, cursos de filosofia e estética relacionadas à dança e o “FID Território Minas” que buscou reunir, apoiar e divulgar os artistas mineiros.

Nas edições seguintes, o fórum realizou o “FID Editorial” (2005), com lançamentos de livros relacionados à dança; o “Projeto coLAboratório” que reuniu coreógrafos sul-americanos e europeus e o “Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança”, do qual o FID é membro. Até 2007, o FID já tinha realizado 185 espetáculos, com 24 companhias internacionais e 68 locais e nacionais. Foram 58 palestras e debates, 48 oficinas, 7 lançamentos de livros, 3 mostras de vídeo com 34 diferentes títulos, além de várias articulações em dança no estado de Minas e fora dele.2008 chegou e são várias as novidades para essa edição.

No dia 19 de agosto, teve início o 12° Fórum Internacional de Dança, em Belo Horizonte/MG. O FID 2008 tem como tema “Sulrealdança pra todo mundo” e continua firme no seu objetivo de debater e fomentar a dança contemporânea.O evento terá três programas integrados. O “FID Circulando Grande BH” já está rolando e tem atendido a região metropolitana de BH, com cursos, debates e apresentações. Há também o “FID Território Minas” que é composto por companhias mineiras e contará com a mostra de dança e com a segunda edição do FIDoteca onde o público poderá conferir o acervo desses 11 anos de FID. Finalmente, há ainda o “FID Conexão Internacional”, com companhias nacionais e estrangeiras.

O FID 2008 conta com o apoio cultural da Caixa Cultural, das Faculdades Estácio de Sá, da Oi e do Ministério da Cultura. Os patrocínios estão por conta da CEMIG, da OI, da Usiminas e do Governo de Minas Gerais. O fórum é realizado com o incentivo das leis municipal, estadual e federal à cultura.

Um novidade muito bacana nessa edição do FID é o “FIDinho”. Com o objetivo de participar da educação de um futuro público da dança, esse programa traz espetáculos infantis, preparados especialmente para a criançada.O FID 2008 começou em agosto e vai até novembro. Alguns espetáculos e cursos serão gratuitos; outros terão ingressos a preços populares. Quem mora em BH ou estará por aqui nesses dias, não pode perder!

“FID Território Minas”: de 18/10 a 02/11

“FID Conexão Internacional”: de 18/10 a 02/11

“FIDinho”: de 18/10 a 02/11
(texto de Carol Gualberto, extraído de http://www.decapraladelapraca.blogspot.com/)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Em Olinda

De 13 a 15 de novembro, vai acontecer o II Fórum de Teologia Popular, em Olinda/PE. O fórum é uma iniciativa da Primeira Igreja Batista em Bultrins e terá como tema dessa segunda edição "Igreja, Evangelho e Cultura" (http://www.bultrins.com.br/)

Eu, Carol Gualberto, estarei por lá representando o "catavento", participando da mesa-redonda no sábado pela manhã e com uma oficina de dança no período da tarde. Se você é da região, não pode ficar de fora! Quem sabe a gente não se esbarra por lá, não é mesmo? Fiquem com Deus! Inté.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Catavento vai até você!


Além de sua proposta investigativa teórica e corporal, o grupo oferece oficinas e workshops em dança com o objetivo de colaborar para a construção do espaço da dança na igreja, oferecer subsídios e ferramentas para os interessados e de promover uma dança relevante e equilibrada entre os cristãos e a partir da Igreja.

Se estiver interessado, é só entrar em contato conosco!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Catavento no II Fórum de Cristianismo Criativo


Pois é... se você é de São Paulo, não só pode como deve participar dos 4 encontros do II Fórum de Cristianismo Criativo que vai acontecer nas sextas-feiras de novembro. O tema será esse aí - "Viciados em Mediocridade?", nome do livro de Francis Schaeffer que será lançado num dos encontros.
O fórum é promovido pela W4 Editora e pelo Portal Cristianismo Criativo e tem como objetivo discutir as relações entre artes, cultura e cristianismo. Cada uma das quatro noites trará um pocket show e uma entrevista, seguida por um momento de debate entre os convidados e o público presente, além de internautas de todo mundo, que poderão acompanhar o evento ao vivo, via internet.
Esse evento tão bacana contará com a presença de pessoais também muito bacanas como João Alexandre, Stênio Marcius, Jorge Camargo, Gladir Cabral, Gerson Borges, Taís Machado, Nelson Bomilcar, além do entrevistador das noites, Sérgio Pavarini, e do pessoal da W4. Opa... quase que me despeço sem dizer que o catavento também estará lá representado por essa que vos escreve e pela Fabrícia Melo.
Pra saber mais detalhes sobre a programação, é só acessar o site da W4 Editora e conferir. Lembrando que o II Fórum Nacional de Cristianismo Criativo conta com o apoio cultural e institucional das seguintes organizações: ABUB – Aliança Bíblica Universitária do Brasil, Livraria Cultura, MPC – Mocidade Para Cristo, Pavazine, Souto Crescimento de Marcas e zOnA da REfOrmA. O fórum faz parte da programação do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Datas: 7, 14, 21 e 28 de novembro de 2008
Horário: das 19h às 21h30
Local: Auditório da Livraria Cultura do Shopping Market Place - Av. dr. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP.

Bem-Vindo

É com grande alegria que inauguramos esse espaço. Mais um, dentre tantos semelhantes, mas com muitas expectativas de ser um lugar por onde circulem idéias e danças, de todo canto e daqui também. Sinta-se à vontade pra dançar conosco!!! Carol.

sábado, 11 de outubro de 2008

Quem Somos

Carol Gualberto: É coreógrafa da UFMG, mestre em Literatura (PUC-MG), especialista em "Estudos Contemporâneos em Dança" (UFBA), bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP). É escritora. Teve o livro de sua autoria "Dança: o que estamos dançando? – por uma nova dança na igreja" publicado pela editora Hagnos e ainda "Diálogos com a Dança", co-autoria com Adriano Bittar, publicado pela UFBA. É colunista do Portal Cristianismo Criativo. É obreira voluntária da MPC Brasil. É cantora (www.carolgualberto.com.br) .É membro da Comunidade Presbiteriana Central (CPC) em Belo Horizonte, MG. Nasceu em Belo Horizonte, MG e é casada com o músico Juninho Santos, mãe da Marcela.






Paula Davis: É bailarina desde 1987. Atuou durante onze anos no Grupo de Dança 1º Ato, BH/MG e por três anos na Compasso Companhia de Dança, BH/MG. Ensaiadora e Assistente de Direção do Grupo de Dança 1º Ato durante cinco anos e Coordenadora Artística do 1º Ato Centro de Dança durante três anos. Tem formação em Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança (Centro de Extensão da UFMG). É membro da Comissão de Planejamento da UNIDANÇA – Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica. É Calígrafa, formada pelo SENAC-MG. Desenvolve trabalho como artesã (http://www.bailaletra.com.br/). Frequenta a Igreja Batista Central, BH, MG. Nascida em Belo Horizonte, é casada com o publicitário e músico Rubens Aguiar e tem dois filhos, Rita e Artur.






Fabrícia Melo: É bacharel em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e habilitada em Magistério pelo Instituto de Educação do Amazonas. Foi assistente de ensaio e bailarina do Grupo de Dança DOMA da Igreja Presbiteriana de Manaus por sete anos. Estudou dança clássica no Balé Sarene Lima e Balé Álvaro Gonçalves. Atuou como professora de iniciação à dança em escolas da rede municipal e para grupos de igrejas evangélicas ambos na cidade de Manaus. Atualmente congrega na Igreja Batista da Redenção em Belo Horizonte. É natural de Manaus e casada com Éber Gonçalves.





Vitória Meireles: é bailarina desde 1987. Em 2001, concluiu o curso profissionalizante de Dança pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) onde atuou em espetáculos entre 1997 e 2001 como intérprete e criadora. É professora de dança contemporânea e coordenadora pedagógica do Colégio Cristão. Foi professora e ensaiadora da equipe mineira de ginástica rítmica por 4 anos. Participou do FID (Fórum Internacional de Dança) como bolsista do programa Território Minas. É formada em Teologia pela FATE/BH - Instituto Izabela Hendrix e desenvolve pesquisa teológica sobre o lugar do corpo na liturgia e de dança e movimento a partir do sistema Laban. Em sua igreja, atuou como cantora por mais de 15 anos, tem atuado com professora de dança e coreógrafa para grupos de jovens e adultos e faz parte da Diretoria de Artes. É formada também em canto popular na Babaya escola de canto. É membro da Igreja Batista da Lagoinha desde 1989. É natural de Belo Horizonte.

Objetivos do Catavento

..:: INSTIGAR reflexões (por meio de trabalhos coreográficos, escritos).

..:: INVESTIGAR questões (relacionadas à dança, igreja, cristianismo, arte, corpo, etc.)

..:: PROMOVER qualidade (na dança, na pesquisa, na produção, etc.)