sábado, 18 de outubro de 2008

Catavento Indica: FID


Desde a sua primeira edição, tenho tentado participar anualmente do FID (criado pela Atômica Artes), nem que seja assistindo a apenas um espetáculo. Em 1996, a chegada do FID contou com a presença de companhias internacionais que marcaram a cidade. Daí pra frente, o fórum (nas primeiras edições com o nome de “Festival Internacional de Dança”) não parou. Cada vez ganhando mais força e ampliando suas possibilidades, o FID sempre traz novidades e projetos diferenciados.

Tive a oportunidade de participar integralmente do FID 2001 – uma edição que marcou a história do fórum, com a duração de quase um ano e diversas frentes e programas: oficinas de dança ministradas pelas companhias, cursos de filosofia e estética relacionadas à dança e o “FID Território Minas” que buscou reunir, apoiar e divulgar os artistas mineiros.

Nas edições seguintes, o fórum realizou o “FID Editorial” (2005), com lançamentos de livros relacionados à dança; o “Projeto coLAboratório” que reuniu coreógrafos sul-americanos e europeus e o “Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança”, do qual o FID é membro. Até 2007, o FID já tinha realizado 185 espetáculos, com 24 companhias internacionais e 68 locais e nacionais. Foram 58 palestras e debates, 48 oficinas, 7 lançamentos de livros, 3 mostras de vídeo com 34 diferentes títulos, além de várias articulações em dança no estado de Minas e fora dele.2008 chegou e são várias as novidades para essa edição.

No dia 19 de agosto, teve início o 12° Fórum Internacional de Dança, em Belo Horizonte/MG. O FID 2008 tem como tema “Sulrealdança pra todo mundo” e continua firme no seu objetivo de debater e fomentar a dança contemporânea.O evento terá três programas integrados. O “FID Circulando Grande BH” já está rolando e tem atendido a região metropolitana de BH, com cursos, debates e apresentações. Há também o “FID Território Minas” que é composto por companhias mineiras e contará com a mostra de dança e com a segunda edição do FIDoteca onde o público poderá conferir o acervo desses 11 anos de FID. Finalmente, há ainda o “FID Conexão Internacional”, com companhias nacionais e estrangeiras.

O FID 2008 conta com o apoio cultural da Caixa Cultural, das Faculdades Estácio de Sá, da Oi e do Ministério da Cultura. Os patrocínios estão por conta da CEMIG, da OI, da Usiminas e do Governo de Minas Gerais. O fórum é realizado com o incentivo das leis municipal, estadual e federal à cultura.

Um novidade muito bacana nessa edição do FID é o “FIDinho”. Com o objetivo de participar da educação de um futuro público da dança, esse programa traz espetáculos infantis, preparados especialmente para a criançada.O FID 2008 começou em agosto e vai até novembro. Alguns espetáculos e cursos serão gratuitos; outros terão ingressos a preços populares. Quem mora em BH ou estará por aqui nesses dias, não pode perder!

“FID Território Minas”: de 18/10 a 02/11

“FID Conexão Internacional”: de 18/10 a 02/11

“FIDinho”: de 18/10 a 02/11
(texto de Carol Gualberto, extraído de http://www.decapraladelapraca.blogspot.com/)

Nenhum comentário: