quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Catavento agora é Coletivo!



Estivemos “fora do ar” nesse início de ano, mas tudo foi proposital (ou conseqüência). Bom, explicaremos...

Pra quem não sabe, o Catavento (ainda sem a Vitória) se juntou em setembro de 2008, num café de um shopping em BH. É, não foi em uma sala de dança, num espetáculo, não... Isso revela o nosso desejo primário: apenas nos juntarmos. É que ninguém conhecia ninguém. Talvez eu, Carol, conhecesse um pouco mais a Camila, a Fabricia e a Paula, mas elas, entre si, nunca tinham se visto. A idéia de nos encontrarmos era o simples desejo de estarmos juntas, falar de dança, contar histórias, compartilhar experiências e, assim, crescermos juntas, mas cada uma dando foco na “dança” que mais a interessasse. Lembro-me como se fosse hoje: a Fa dizendo como amava história da dança e que queria voltar às aulas de clássico; a Camila contando das suas descobertas na dança e da vontade imensa de dançar o dia inteiro (se pudesse); a Paula, depois de dançar profissionalmente por tantos anos, querendo descobrir essa tal “dança da igreja”, já que tinha se convertido há poucos anos; e eu, completamente enganada, achando que não iria lidar mais com a dança na minha vida, me abrindo pro que viesse.

Quem dança sabe que pra se conhecer, nada melhor que dançar junto. Começamos então a buscar algumas aulas, a fazer alguns laboratórios corporais juntas, a conversar e ler muito. Pensamos que precisaríamos nos organizar minimamente, até pra dar mais “gás” pra nós. Nos demos o nome de “Catavento Dança & Pesquisa”, mesmo sem saber onde tudo isso nos levaria. Logo vieram alguns convites e nos vimos com a necessidade de coreografar algo. Foi daí que nasceu o “Ventaneio”. Com ele, rodamos muitos lugares queridos. Por meio dele, conhecemos muitas pessoas importantes e especiais pra nós. No meio do ano, a Vitória chegou, mas a correria era tanta, que seguimos com nossas apresentações, oficinas, bate-papos, sem termos muito tempo pra parar e avaliar nossos objetivos.

Foi um ano maravilhoso! Devemos a ele muito do que temos, somos e do que agora compartilhamos aqui... Uma novidade que, talvez, não mude muito pra vocês, mas muda tudo pra nós: de grupo passamos a ser um COLETIVO. Perguntas??? Mais uma vez, explicaremos... vamos lá...

O que é um coletivo de dança? O que isso muda pro catavento? O que isso implica a cada uma de nós? Bom, são muitas as tentativas de definições e o conceito ainda é muito novo no meio dança, mas tem sido muito bem acolhido e recebido pelos artistas. De forma bem simples, um coletivo é um ajuntamento de pessoas que, na medida em que desenvolvem seus próprios trabalhos, também desenvolvem trabalhos de todos. Tudo que um produz é de todos. O que não impede que dois, três ou todos se reúnam para desenvolver um trabalho juntos. Trazendo pra prática, pro catavento: cada uma de nós pode produzir o que quiser (textos, oficinas, coreografias, etc.) e esses trabalhos podem ser feitos individualmente, em duplas, trios, quartetos ou todas juntas.

Tudo muda pra nós uma vez que cada uma poderá colocar o foco naquilo que tiver mais interesse em desenvolver. Ao mesmo tempo, todo o grupo é enriquecido, já que pode-se ter diferentes ações dentro de um mesmo grupo. Cremos que com essa mudança, o catavento tem possibilidades de crescer e se aprimorar em outras áreas.

Enfim, a gente também vai descobrir aos poucos todos os significados dessa mudança. Por enquanto, o que sabemos é que nossos encontros semanais continuam, estamos correndo contra o tempo pra “fazermos bonito” no Som do Céu 2010 e nossos corações e cabeças pulsam a mil, cheios de expectativas das surpresas que nos aguardam.

Se você quiser saber mais sobre conceitos em COLETIVO, indicamos um texto bem bacana: http://idanca.net/2007/03/01/coletivos-conceitos-em-jogo/

Contamos com todos vocês nessa nova etapa!!!

Catavento.

3 comentários:

Vanessa Voskelis disse...

Muito interessante a proposta desse grupo!Faço faculdade de dança no Rio Grande do Sul e sou evangelica, e tudo o que mais oro é que Deus desperte COLETIVOS que trabalhem e pesquisem a vocaçao e talento que o Senhor nos proporcionou.

Carol Gualberto disse...

Poxa, que legal, Vanessa!!!! Estamos juntas nessa!!! Um beijo grande!!!

Vatapá disse...

Céus...........

Onde esta este vigor neste meu Rio???


Aha, "achando que não iria lidar mais com a dança na minha vida, me abrindo pro que viesse".. agora é o que me define!!

Mas q a paz do nosso Senhor as inspire e renove!