terça-feira, 29 de setembro de 2009

Para Pina


"Não me interesso em como as pessoas se movem,
mas o que as move."
(Pina Bausch)

No último fim de semana, o Brasil recebeu a visita da Pina Bausch Tanztheater Wuppertal. Outras visitas da companhia já aconteceram, mas essa foi especial, uma vez que Pina faleceu há pouco tempo. Quem teve a oportunidade de assistir aos espetáculos diz ter vivido um momento único. Eu, Carol, não pude estar lá, mas devorei o livreto/programa/homenagem/poesia que traz textos falando sobre Pina e sua obra. Os autores são artistas e que tiveram a oportunidade de conviver com Pina e apreender um pouco de sua beleza e arte. Não resisti... aí vão alguns trechos:


"Pina via com amor nossos clichês e aprofundava-os, salvava-os, raspando-lhes a casca da repetição óbvia. Pina humanizava nossos defeitos, nosso ridículos e nos oferecia a própria vida reciclada com carinho, virando-nos diantes de nó s mesmos." (Arnaldo Jabor)


"Como o vento, Pina mudou a paisagem do mundo com a força da usa dança. Do porto, ela inventava o mar. Com suas perguntas, arrancava a memória do esquecimento e seus bailarino a arremessavam para nós, que reconhecíamos como nossa aquela rede de mutações, sem costuras entre nós e eles. Em breve, todos eles vão precisar inventar um modo de transformar em uma trama esse vazio, que agora vibra e risca todos aqueles a quem o encontro com a arte de Pina fez descobrir que era preciso se desabrigar, para se por disponível para o tanto de espantos que seriam acumulados. Nem a morte desata certos laços construídos em vida." (Helena Katz)


"[...] vi tudo o que pude de Pina: quase todo o repertório. E sempre a renovação e o aprofundamento da esplendorosa impressão inicial. E sempre a surpresa. Propus-me a saudar Pina Bausch quando aceitei escrever aqui sobre sua arte. E, no fim, me entreguei a digressões que são retalhos de autobiografia." (Caetano Veloso)

Nenhum comentário: